5 dicas para controlar a ansiedade no período de TCC

consultoria acadêmica

5 dicas para controlar a ansiedade no período de TCC

 

A ansiedade é um apanhado de sintomas, no qual o sintoma mais presente é a preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai ocorrer, mas que não há sinais de evidência para comprovar a confiabilidade dos pensamentos. Ou seja, é improvável que as preocupações se tornem reais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas no mundo convivem com transtornos de ansiedade, que já é um caso mais grave. No Brasil, os transtornos de ansiedade atingem 9,3% da população.

 

O que causa a ansiedade?

 

Os gatilhos que despertam a ansiedade variam de pessoa para pessoa. Pode ser um desequilíbrio químico no cérebro, falta de suporte familiar ou de amigos e até por traumas da infância.

No caso da elaboração de um TCC, a ansiedade pode aparecer aliado ao estresse, insônia e falta de atividades de lazer. Ou seja, apenas um período estressante pode ser um gatilho para você apresentar sintomas de ansiedade, como a jornada de elaboração do TCC.

 

Quais são os sintomas da ansiedade na elaboração do TCC?

 

 

Os sintomas de ansiedade durante a elaboração do TCC podem ser variados. Conheça os mais comuns:

 

  1. Achar que algo no TCC pode dar errado;
  2. Apetite desregulado;
  3. Alteração no sono, como insônia;
  4. Tensão muscular;
  5. Medo de apresentar o TCC;
  6. Preocupações excessivas no geral;
  7. Explodir em descontrole emocional;
  8. Medos sem motivos;
  9. Inquietação constante;
  10. Pensamentos negativos que não passam e atrapalham a vida do estudante;
  11. Problemas digestivos.

 

É importante ressaltar que as dicas que serão apresentadas aqui são apenas para controlar os sintomas de forma a tornar a elaboração do seu TCC mais fácil e sem ansiedade.

No entanto, se você perceber que os sintomas estão muito intensos, vale procurar um psicólogo de abordagem Cognitivo- Comportamental. Essa abordagem é a melhor para tratar de ansiedade. O psicólogo pode entender todas as suas demandas e ensiná-lo práticas para amenizar os sintomas da ansiedade.

 

Quais são as dicas para lidar com a ansiedade durante o TCC?

 

Conforme já visto, um período estressante como o TCC pode desencadear sintomas de ansiedade. Há formas práticas para contornar os sintomas, se eles forem brandos ou pontuais. Caso a ansiedade esteja atrapalhando sua vida e a elaboração do seu TCC, o indicado é procurar um psicólogo.

Entenda como você pode lidar com a ansiedade durante o TCC.

 

  1. Tenha uma rotina

 

Provavelmente você já tem uma rotina pré-estabelecida com horários para ir para faculdade e até trabalhar. A dica aqui é colocar dentro de sua rotina horários fixos e dias para produzir seu TCC. Ter previsibilidade na vida dá sensação de controle. Isso proporciona mais segurança para você.

Por isso, estabeleça horários e dias fixos para lidar com o TCC, como ler material bibliográfico, escrever, conversar com o orientador e até refazer algumas partes do TCC. Você pode colocar todas as tarefas em uma agenda, um planner ou até em um aplicativo de celular. Dessa forma, você saberá a hora exata de manter o cérebro focado em produzir o TCC e não ficará preocupado o tempo todo.

 

  1. Tire um tempo para se curtir e refletir sobre o TCC

 

Nenhuma atitude demonstra mais autoestima elevada do que ter um tempo próprio para si mesmo. Você pode fazer o que quiser. Esse tempo é bom para o autoconhecimento. E junto com ele, você terá mais sabedoria sobre a melhor forma que você pode encontrar para produzir seu TCC.

Além disso, você pode ter momentos de lazer sozinho. Isso é essencial para afastar a ansiedade, já que você terá liberação de ocitocina que reduz o estresse e também liberação de serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar.

Então aproveite para fazer uma maratona de sua série preferida, faça um passeio com seu bichinho de estimação, veja suas redes sociais ou assista um filme. Passar um tempo sozinho é ótimo também para refletir sobre os próximos passos que você pode dar para elaborar seu TCC de forma produtiva, sem ultrapassar seus limites.

 

  1. Passe tempo de qualidade com a família e amigos

 

Você já viu que quando está ansioso, está sempre preocupado com o futuro. E isso é prejudicial, já que você não tem controle sobre tudo que pode acontecer. Isso também não significa que você precisa temer o futuro.

Por isso, aproveite o presente. Jante em família, vá passear com os amigos e aproveite a companhia de pessoas queridas. Isso promove relações saudáveis, até se você precisar de uma orientação ou desabafar sobre a ansiedade com o TCC. Fique perto de pessoas que fazem bem para você. Isso promove o sentimento de pertencimento a um grupo e aumenta a sua valorização pessoal.

 

  1. Tire um tempo para praticar um hobby

 

A época de TCC é marcada pela falta de tempo. Por isso pode ser difícil encontrar um período para curtir a si mesmo, a família e ainda praticar um hobby, ainda mais com todas as outras responsabilidades do cotidiano. No entanto, você não precisa de muito tempo para praticar uma nova atividade em sua vida. Além do mais, isso será benéfico para seu TCC. Quanto menos ansioso você ficar, mais produtividade terá.

Por isso, lembre-se de alguma atividade que você sempre quis começar, mas nunca teve oportunidade. Ou aproveite algum hobby que você já tem. Vale de tudo, jardinagem, ciclismo, crochê, leitura e outros.

Você pode pesquisar por tutoriais na internet e aprender algo novo ou aprimorar uma habilidade que você já tem. Você já percebeu que precisa manter o equilíbrio e trazer para sua vida momentos relaxantes.

 

  1. Deixe seu TCC com a VR Monografias

Você está sem tempo e não consegue se livrar da ansiedade? Os sintomas da ansiedade não estão cedendo nem com a ajuda de um psicólogo e você tem prazo para entregar? Você pode contar com a ajuda da VR Monografias. Entre em contato para fazer um orçamento e deixe a ansiedade para trás.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!