7 dicas para perder o medo de apresentar trabalhos acadêmicos

7 dicas para perder o medo de apresentar trabalhos acadêmicos

A apresentação de trabalhos acadêmicos e até o TCC podem ser desafiadoras para muitos estudantes. Seja por timidez, por não ter entendido bem o assunto ou até mesmo por introspecção, é fácil temer uma apresentação de trabalho acadêmico.
No entanto, você pode se sentir mais seguro e confiante nesse momento. Há algumas boas práticas que você pode incorporar em sua apresentação para deixar a insegurança de lado. Confira 7 dicas para perder o medo de apresentar trabalhos acadêmicos.

 1. Estude e entenda o assunto a ser apresentado

Grande parte da dificuldade em apresentar trabalhos acadêmicos tem a ver com a falta de entendimento da matéria por parte do estudante. Por isso, pesquise na internet, faça perguntas em sala de aula e estude com colegas ou amigos. Você precisa fazer uma apresentação de qualidade para garantir uma nota boa e também para ter certeza de que entendeu o conteúdo. Você está na faculdade para aprender e precisa assimilar tudo que foi ensinado. Além disso, colegas de classe e o professor podem fazer perguntas sobre a apresentação. Por isso, nada de ir para a frente da sala sem ter assimilado bem o conhecimento.

2. Apresente da forma que você se sentir mais confortável

Não tente colocar piadas ou representar um personagem em uma apresentação se isso não tiver nada a ver com você. Alguns estudantes podem se dar bem com alguns toques pessoais na apresentação, mas não imite. Você não é passível de inseguranças. Por isso, você pode apresentar o trabalho de um modo mais contraído e dinâmico, sem recorrer a características que não são confortáveis para você. Escolha os tópicos de apresentação, faça uma apresentação audiovisual de forma clara, direta e coerente e seja você mesmo.

3. Ensaie sua apresentação

Para apresentar bem, você deve ensaiar várias vezes, mesmo que sem público. Isso não quer dizer decorar todo o texto. Isso pode soar robótico na hora da apresentação. Você ainda corre o risco de esquecer algo importante caso resolva decorar a matéria. Ensaie sua apresentação em voz alta, podendo ser com a família ou até amigos de classe. Isso ajudará você a assimilar melhor o conteúdo e se familiarizar com os termos. Escreva toda sua apresentação em tópicos em um caderno e estude previamente.

4. Olhe para o público na hora da apresentação

Faça contato visual com seu público. Isso pode ser difícil para quem tem receio ou timidez, mas é uma forma de adquirir mais confiança no seu discurso. Foque sua atenção nos amigos e colegas de classe. A reação positiva deles pode ajudar em sua confiança. Não olhe para baixo nem para o nada. Isso pode prejudicar seu desempenho e dificultar o entendimento da apresentação por parte do público.

5. Aprenda com as apresentações de colegas

Quando você estiver assistindo um colega ou um grupo apresentar, veja quais são os pontos positivos que eles apresentaram. Você também pode aprender com os pontos negativos e nunca repeti-los. Além disso, observe o conteúdo audiovisual levado pelo grupo para basear o seu conteúdo visual do melhor jeito possível. Essa é uma boa estratégia em qualquer tipo de apresentação.

6. Não leia o texto escrito

Não leia totalmente sua apresentação. Se você for muito tímido ou estar nervoso e esquecer, utilize algumas notas escritas em um pedaço de papel pequeno os pontos mais relevantes de seu discurso. Você pode colocá-los na parte audiovisual da apresentação também. É uma maneira de orientar o público e lembrar dos tópicos a serem abordados.

7. Não decore o conteúdo

Uma estratégia que pode acabar mal para você é decorar o conteúdo. Isso pode ocasionar em um lapso de memória, nervosismo ou hesitação de nada de apresentar um trabalho acadêmico. Por isso, estude a fundo o tema a ser apresentado. Não deixe nada passar, até para responder às perguntas do público. Esquecer um conteúdo decorado é muito mais fácil do que esquecer um conteúdo aprendido e assimilado. Com a ajuda de slides com poucos textos e imagens, você será capaz de lembrar a ordem que precisa seguir para um bom discurso na hora da apresentação.

 

Conclusão

 

Apresentar trabalhos acadêmicos pode ficar mais fácil conforme você pega a prática. Por isso é tão importante observar as apresentações alheias, ensaiar bastante e melhorar o que não foi muito satisfatório. Faça uso recorrente de materiais audiovisuais para não manter a atenção do público só para você. Não esqueça de assimilar o conhecimento da melhor forma possível. Essa é a dica mais importante.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!