Aprenda a gerenciar melhor o tempo para produzir sua monografia

Fazer uma monografia é um trabalho árduo, mas necessário para você conquistar seu tão sonhado diploma na graduação. Você terá que gerenciar melhor seu tempo com seu trabalho, sua vida acadêmica e sua vida pessoal.

Pode ser um período em que você tenha que abrir mão de certas atividades só para focar na monografia. Isso pode consumir bastante seu tempo, além de ser necessário investimento e dedicação.

No entanto, há algumas dicas que você pode colocar em prática para otimizar melhor o tempo de elaboração de sua monografia. Isso é muito importante para manter sua saúde emocional, mental e psicológica em dia, além de ser necessário para você elaborar uma monografia de qualidade.

Confira algumas dicas para otimizar o seu tempo na hora de produzir sua monografia.

 

  1. Contrate uma consultoria especializada

 

Nada melhor do que ter ajuda na hora de produzir sua monografia, não é mesmo? E para isso, existe uma consultoria com uma equipe especializada para acompanhar você do início até a apresentação final do seu trabalho de conclusão de curso.

Uma consultoria especializada como a VR Monografias pode fazer sua monografia com você, desde a escolha da temática até as revisões solicitadas pelo seu orientador. Ou seja, sua monografia terá 100% de aprovação. Entre em contato com a VR Monografias para não se preocupar com o tempo de elaboração do seu projeto de conclusão de curso.

 

  1. Não tenha distrações ou interrupções

 

Na hora de ler um livro ou escrever sua monografia, evite distrações e interrupções. Se for em sua casa, avise aos familiares para não interromperem você no estudo. Também não deixe nada que possa distrair você ligado, como uma televisão ou as notificações do celular.

O ideal é ter um espaço em casa para escrever ou ler, que seja organizado apenas com seu material de aprendizado. Seu local de estudos deve ser tranquilo, sem muitos ruídos e também bem iluminado, seja com a luz natural ou com uma boa lâmpada de LED.

Se você estiver lendo um livro em um transporte público, por exemplo, vale a pena também ter consigo uma caneta marca texto para lembrá-lo de todos os trechos para suas referências bibliográficas.

Além disso, anote os pontos mais importantes da leitura. No trabalho de escrita, você deve priorizar um ambiente calmo, seguindo todas as dicas já citadas acima.

 

Leia também: Como apresentar uma monografia ou um TCC?

 

  1. Tenha momentos de lazer

 

Isso pode parecer contraproducente, mas é o contrário. Sem ter momentos de lazer, sua produtividade ao elaborar uma monografia só é reduzida, além de causas outras consequências negativas como:

 

  • Excesso de fadiga;
  • Estresse prolongado;
  • Transtornos psicológicos;
  • Perda de memória;
  • Doenças crônicas.

 

Por isso, ter momentos de lazer é tão importante, intercalados com seus responsabilidades e obrigações, como a produção de sua monografia. Você pode tirar um tempo para si e assistir séries e filmes, levar o bicho de estimação para passear, fazer exercícios físicos, passar tempo de qualidade com a família e amigos, trabalhar em um hobby e muito mais.

É muito importante para sua saúde mental e física ter momentos de lazer, ainda mais em um período tão estressante quanto de produção de uma monografia.

 

Leia também:  O que é uma monografia? Descubra agora!

 

  1. Organize suas tarefas em uma agenda

 

Você pode organizar suas tarefas em uma agenda, um planner, uma planilha no Excel ou até em um aplicativo de celular, como o Google Agenda e Woven, ambos disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

Você deve anotar os encontros semanais com seu orientador, metas para leituras de livros que serão referências bibliográficas, tempo para a elaboração da escrita da monografia e também para realizar a revisão solicitadas pelo orientador.

Organize suas tarefas por ordem prioritária e em seu tempo livre. Você pode equilibrar tempo de tarefas profissionais, domésticas e de lazer com um período para dar atenção exclusiva para a monografia.

Vale também anotar quanto tempo você leva para ler um livro de tantas páginas e colocar uma estimativa para cada livro em sua organização. Dessa forma, ficará mais fácil otimizar seu tempo.

 

  1. Cuide dos seus limites

 

Não prolongue o tempo de escrita, de leitura de um livro ou de uma reunião com o orientador se você estiver cansado naquele momento. Você precisa conhecer seus próprios limites e estudar apenas o suficiente para não causar danos à sua saúde emocional, psicológica e mental. Por isso é tão importante tirar períodos de lazer durante a elaboração da monografia.

Não esqueça que você não precisa passar por isso sozinho. Fazer uma monografia é desgastante e pode afetar sua vida profissional, pessoal e até seus relacionamentos pela falta de tempo. É possível contratar uma consultoria especializada para não ter esses problemas.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!