Como apresentar um TCC ou uma monografia?

A apresentação de uma monografia ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) faz parte de sua garantia de aprovação em um curso de graduação. Portanto, essa etapa precisa ser tão levada a sério como a elaboração de seu TCC ou monografia.

No entanto, há muitos estudantes que falham apenas na apresentação por sentimentos como medo, vergonha, nervosismo ou outros fatores. Por isso, é necessário combater esses sentimentos antes de ir para frente da banca examinadora.

Além disso, é necessário estar preparado para as perguntas que os profissionais farão sobre seu TCC ou monografia. Por isso, é importante entender bem o seu trabalho. Confira algumas dicas para apresentar bem seu trabalho final de graduação.

  1. Ensaie bastante

 

Antes de fazer sua apresentação, será necessário elaborar uma apresentação visual, como em Power Point. Na hora de criar esse material, faça um roteiro dos pontos mais importantes a serem abordados na hora de sua apresentação.

Sua apresentação visual pode servir como um guia para você, os membros da banca examinadora e a plateia. Dessa forma, ninguém ficará perdido na hora da apresentação. Você pode colocar os pontos mais importantes como um roteiro para você seguir.

Alguns aspectos importantes nessa hora são colocar bastante informações visuais para a banca examinadora e o público, não encher sua apresentação visual de textos nem decorar o conteúdo. Ele deve fluir naturalmente de você.

Com a apresentação visual em mãos, mesmo que você faça alterações depois, ensaie na frente do espelho, com amigos ou com a família diversas vezes.

 

  1. Entenda o conteúdo do seu trabalho

 

Você é o principal autor de seu TCC ou monografia, por isso precisa dominá-lo por completo. Desde a introdução até sua conclusão, é necessário estar preparado para falar tópico por tópico, seguindo o roteiro estabelecido pela sua apresentação visual.

Procure falar olhando para banca examinadora e o público, além de discursar em uma voz clara e audível para todos. Pronuncie corretamente as palavras, explique termos que podem ser desconhecidos e também pronuncie nomes de autores, livros ou termos em outros idiomas de forma correta.

Vale a pena usar o Google Tradutor se você não souber como pronunciar algo corretamente em outro idioma, na opção de ouvir o áudio e ensaiar bastante suas falas, conforme indicado no tópico anterior.

Também esteja preparado para a hora das perguntas. Essa é uma etapa que não dá para prever. Por isso, saber o conteúdo de todo seu TCC ou monografia é ideal.

 

  1. Faça um roteiro de sua apresentação

 

O ideal é que o roteiro de sua apresentação seja a apresentação visual, como Power Point, vídeos e imagens. No entanto, você também pode fazer um pequeno roteiro em uma folha discreta para recorrer caso necessário. Seja muito organizado nessa hora.

Estude bem seu conteúdo de apresentação e divida tudo em tópicos de apresentação. Vale ressaltar que na etapa dos ensaios, você precisa demarcar o tempo de sua apresentação para entender se ela está de acordo com o tempo disponível na apresentação real. Caso você esteja falando pouco ou ultrapassando muito, vale a pena refazer seu roteiro.

Não escreva todo seu discurso na folha do roteiro de apresentação. Conforme já dito, você terá que dominar o assunto, já que é seu TCC ou sua monografia. Apenas separe os tópicos e liste os temas em ordem de apresentação.

 

  1. Faça referências

Suas referências bibliográficas são muito importantes na hora de escrever seu conteúdo. Elas são a argumentação necessária para defender seu conteúdo teórico-metodológico. Por isso, é tão importante citar autores, livros e outras produções acadêmicas como dissertações, teses e artigos científicos que dão embasamento para seu TCC ou monografia. Isso só irá agregar mais qualidade ao seu trabalho e sua apresentação.

 

  1. Não decore o conteúdo

 

Um dos maiores erros dos estudantes ao apresentar um TCC ou uma monografia é tentar decorar todo o conteúdo. Isso só será contraproducente para você, porque nenhuma banca examinadora levará a sério um conteúdo que foi memorizado. Você ainda corre o risco de esquecer alguma informação ou parecer um robô na hora da apresentação.

  1. Contrate uma consultoria acadêmica

Se você ainda está na etapa de elaboração de sua monografia ou TCC e está perdido, sem tempo ou mesmo sem saber como escrever, conte com a VR Monografias. Nossa empresa é especializada em ficar com você do início ao fim do desenvolvimento de um TCC ou uma monografia. Só fique com o trabalho da apresentação e deixe o resto conosco. Depois, bastará você estudar o conteúdo para fazer uma apresentação perfeita e ser aprovado de primeira.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!