Como fazer uma graduação online?

A modalidade de ensino à distância, principalmente as graduações, está em alta no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2020, houve um aumento de 378% de matrículas em graduações online nos últimos dez anos.

E esse é um número que só tende a crescer. Por isso, essa é uma boa opção para você que está buscando um curso de graduação. Só existem vantagens em fazer uma graduação online.

Primeiro que os horários são mais flexíveis. Segundo que você não precisa se locomover até uma instituição de ensino nem voltar para assistir às aulas. Em último lugar, os preços são mais acessíveis. Por isso, conheça algumas dicas para você começar uma graduação online.

 

  1. Pesquise se a instituição e o curso estão credenciados no Ministério da Educação (MEC)

Primeiro, antes de bater o martelo em uma instituição de ensino EaD e um curso, pesquise se ambos estão credenciados no Ministério da Educação (MEC). Saiba que um diploma de faculdade à distância tem o mesmo peso de uma graduação presencial. No entanto, você só poderá utilizá-lo caso sua faculdade e seu curso sejam credenciados pelo MEC.

Para realizar sua pesquisa, basta acessar o site oficial do MEC. Dessa forma, você fará um curso EaD que tem tanta qualidade e validade quanto uma graduação presencial.

  1. Saiba a localidade da sede da instituição de ensino

O Ministério da Educação (MEC) tem uma determinação que por lei, apenas 80% da carga horária de uma graduação seja realizada no modelo EaD. Ou seja, 20% de sua participação precisa ser presencial, seja na sede da instituição ou nos polos de apoio.

Por isso, é muito importante saber se existe algum polo de apoio da instituição próximo de você ou mesmo a sede central. Você precisa comparecer pelo menos uma vez por semestre presencialmente, sendo que alguns cursos exigem encontros semanais. Verifique sua disponibilidade e a obrigatoriedade do seu curso de graduação e também de sua instituição de ensino escolhida.

  1. Entenda que você não está por conta própria e aproveite as oportunidades

Toda graduação à distância possui uma equipe de professores e instrutores que estão disponíveis para ajudá-lo em sua graduação. Além deles, você também terá colegas de turma. Mesmo com uma graduação à distância, você pode tirar suas dúvidas, trocar experiências, conhecer pessoas novas, aumentar o potencial de seu aprendizado e muito mais.

Há alguns desafios no estilo EaD, como ter disciplina, foco, concentração, proatividade, entre outros, que são habilidades pessoais que você pode desenvolver ao longo do curso. No entanto, você tem toda uma equipe de professores e colegas de turma para contar.

  1. Tenha um planejamento para aproveitar ao máximo sua graduação

Essa dica é muito importante, aliada às habilidades que você precisa desenvolver como citado no tópico anterior. Você precisará cumprir a carga horária de sua graduação com disciplina, além de dar conta dos trabalhos fora do horário da graduação, provas, trabalhos em grupos e até sua monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para aprovação final.

Por isso, para não perder desempenho na aprendizagem, faça um cronograma de estudos. Além disso, anote as dúvidas que você tiver para saná-la depois e faça revisões constantes. Não esqueça de anotar os principais tópicos das aulas para estudar antes das provas ou para fazer um trabalho.

  1. Tenha um ambiente de estudos calmo, boa conexão com a internet e material

Por mais que você possa estudar com um tablet, o celular ou em um computador, o correto é criar uma rotina e um espaço de estudos em sua própria casa. Pode ser um canto que seja mais calmo ou um cômodo da casa inutilizado.

Converse com seus familiares para que eles não interrompam você na hora das aulas nem em outro período de estudos. Além disso, não deixe nada que possa distrair você em seu espaço de estudos, como televisão ligada, música ou até notificações de celular.

Além disso, tenha todo o material necessário para você estudar, como caderno, canetas, lápis, borracha, marca-textos, uma agenda, entre outros. Além disso, no horário de sua aula é imprescindível que a conexão da internet esteja com boa estabilidade.

Nada de baixar arquivos, ficar nas redes sociais, deixar um jogo online ou o Youtube em segundo plano na hora de estudar. Você precisa ter tanta atenção quanto em um curso presencial. Isso é essencial para você ter um bom desempenho e levar a sério sua graduação online. Depois, você estará preparado para o mercado de trabalho com um diploma em mãos.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!