Como melhorar sua escrita para elaborar uma monografia?

Uma monografia pode exigir muito do seu tempo, além de exigir habilidades como uma escrita formal e impecável. Ter escrito tantos trabalhos para sua graduação pelos últimos quatro ou cinco anos felizmente podem ajudar você no desenvolvimento de sua monografia.

Porém, pode ser que você não esteja evoluindo na escrita de sua monografia. Isso não é incomum entre os estudantes. Se a habilidade de escrita não é praticada arduamente, é necessário iniciar o processo para adquirir o hábito de uma escrita de qualidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela ONG Ação Educativa, apenas 8 em cada 100 brasileiros têm a capacidade de escrever bem e interpretar textos. Isso significa apenas 8% da população brasileira. Ou seja, mesmo no término de sua graduação, você pode esbarrar no problema de não escrever bem sua monografia.

Isso é um fator preocupante, já que a monografia é o trabalho de graduação mais importante para você conquistar o tão sonhado diploma de curso superior.

Se você está com problemas em redigir sua monografia, entre em contato com a VR Monografias e faça um orçamento sem compromisso sobre a possibilidade de ter uma monografia redigida por profissionais qualificados. Há outras dicas que você também pode seguir para ter a prática de escrever melhor. Confira ao longo do artigo.

 

  1. Descreva objetos

 

Não existe fórmula secreta. Para escrever bem é necessário praticar. Por isso, você pode começar com tarefas simples como descrever objetos. O ideal é que você faça isso em um computador ou notebook, para também praticar a escrita em um teclado. Dessa forma, você também ganhará velocidade em sua escrita, um requisito muito importante na hora de elaborar a monografia.

Por isso, selecione alguns objetos de sua casa e faça a descrição deles em uma página do Word, por exemplo. Você pode começar com objetos mais simples e partir para itens mais complicados para aprimorar sua escrita.

 

  1. Tenha um diário

 

Escrever em um diário não faz bem apenas para praticar a escrita. Também é um momento de autorreflexão e autoconhecimento. Você pode ter um documento no Word como diário ou um diário físico mesmo. Um diário físico pode ajudar você a aprimorar a escrita à mão. Isso é muito importante na hora de fazer anotações para sua monografia, como anotar referências bibliográficas, por exemplo.

Começar um diário é muita técnica muito eficaz de aprimorar a escrita aos poucos, sem forçar seus próprios limites. Além disso, você fará isso no período da noite, de forma mais tranquila.

 

Leia também: O que fazer depois da graduação? Entenda suas possibilidades

 

  1. Tenha um aplicativo de notas

 

Você pode baixar no seu celular um aplicativo de notas, como o Evernote, OneNote ou Google Keep. Vale anotar seus compromissos, pensamentos, tarefas e muito mais.

Além disso, você pode usar esse aplicativo para gerenciar melhor o tempo de elaboração de sua monografia, ao anotar compromissos como as reuniões semanais com seu orientador, livros de referências bibliográficas, lembretes, horários para ler livros ou escrever a monografia e muito mais.

Essa dica é valiosa porque tem dois objetivos: aprimorar sua escrita e otimizar seu tempo na produção de sua monografia.

 

  1. Transcreva um áudio para o papel ou para um documento de Word

 

Já deu para perceber que tanto escrever à mão quanto digitar fazem bem para a elaboração de uma monografia de qualidade, certo? Por isso, você pode transcrever um áudio de um audiolivro, de um podcast ou até de um vídeo do Youtube, seja em um documento de Word ou de forma manuscrita.

Dessa forma, você irá trabalhar sua percepção auditiva além de aprimorar sua escrita. É muito importante revisar o conteúdo transcrito depois para observar se não há erros gramaticais ou ortográficos.

 

Leia também:  Entenda como apresentar seu TCC de forma exemplar

 

  1. Leia de forma assídua

 

Essa não precisa nem ser uma prática obrigatória, já que para elaboração de sua monografia será necessário ler muitos livros, trabalhos acadêmicos e outros materiais para dar embasamento ao seu trabalho de conclusão de curso.

Dessa forma, aproveite bem os momentos de leitura para aprimorar sua capacidade de escrita também. Faça anotações sobre tópicos mais importantes e use uma caneta marca texto para riscar trechos importantes.

O ideal é ler em um espaço sem ruídos, com boa iluminação, sem interrupção de pessoas e distrações como a televisão ligada ou notificações do celular.

Ao ler com atenção, você também aprende novas palavras, a correta formatação de textos com ortografia e gramática corretas, além de adquirir mais conhecimento sobre variados temas.

 

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!