Diferenças entre fazer um TCC em grupo e sozinho

Na maioria das universidades, existe a possibilidade de escolher entre fazer uma monografia sozinho ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em grupo. As regras variam de acordo com cada faculdade. Em geral, para fazer um trabalho em grupo, são necessárias algumas habilidades pessoais para lidar com todas as pessoas, por mais diferentes que elas sejam.

Conheça algumas habilidades necessárias para você e seu grupo elaborarem um Trabalho de Conclusão de Curso de forma tranquila e sem conflitos:

  • Ter comunicação assertiva;
  • Proatividade por parte de todos os estudantes;
  • Confiança mútua no grupo;
  • Mediação de conflitos;
  • Empatia por parte de todos os integrantes;
  • Flexibilidade;
  • Disposição em aceitar as diferenças;
  • Entre outras habilidades pessoais.

No entanto, se você está com dúvidas sobre elaborar seu TCC sozinho ou em grupo, saiba que existem muitas diferenças em cada etapa, seja em grupo ou sozinho.

  1. A escolha da temática

 

O primeiro passo para iniciar um Trabalho de Conclusão de Curso é escolher uma temática relevante, de credibilidade e de confiança para desenvolver no TCC. A temática precisa ser cientificamente importante para o curso de graduação.

Dessa maneira, ao escolher uma temática em grupo, alguns estudantes terão que ceder para uma escolha única e efetiva. Além disso, a temática terá que ser aprovada pelo orientador.

No caso de um TCC realizado sozinho, você pode ter algumas desvantagens que são as várias perspectivas de estudantes diferentes com opiniões valiosas. No entanto, dessa maneira você poderá investir em um tema sem entrar em conflito pessoal com ninguém. Vale ressaltar que sua temática também terá que ser aprovada pelo seu orientador.

Leia também: Entenda como apresentar seu TCC de forma exemplar

 

  1. A divisão de tarefas

Um Trabalho de Conclusão de Curso é um documento grande, que precisa ser separado em etapas para garantir o sucesso de sua finalização. Com um grupo, cada integrante pode ficar com a responsabilidade de uma parte.

Como primeiras etapas, um estudante pode ficar com a responsabilidade de procurar livros e trabalhos acadêmicos para buscar referências bibliográficas interessantes. Depois, as leituras podem ser divididas entre os membros do grupo para não sobrecarregar ninguém.

Outra parte importante do TCC é a escrita. Ela precisa ser formal e sem opiniões pessoais. No entanto, não é recomendado que mais de um estudante escreva o TCC. Isso porque pode ocorrer divergências ao longo do texto. Dessa maneira, uma pessoa só precisa ficar encarregada de escrever todo o conteúdo.

Além disso, existem as reuniões semanais com o orientador. Em um grupo, um integrante pode atrasar ou faltar e receber as instruções mais tarde, por mais que isso não seja aconselhável. Dessa forma, todo o trabalho é dividido em várias pessoas para não sobrecarregar ninguém.

No entanto, na elaboração de um TCC sozinho, você terá que buscar pelas referências bibliográficas, ler todos os livros e trabalhos acadêmicos, escrever o TCC, realizar as modificações solicitadas pelo orientador, comparecer às reuniões semanais com o orientador e ainda colocar todo o TCC nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Porém, escolher fazer um TCC sozinho pode oferecer mais liberdade para você desenvolver o trabalho, contando apenas com as recomendações do orientador.

Leia também: 5 dicas para controlar a ansiedade no período de TCC

 

  1. O cronograma de tarefas

Não é incomum que em um grupo de TCC existam os estudantes que são mais proativos e trabalham mais em prol de um Trabalho de Conclusão de Curso bem feito e outros que estão sempre atrasados, com suas partes mal realizadas ou cheios de desculpas.

Por isso, um cronograma de tarefas de um grupo precisa ser seguido meticulosamente por todos os alunos. Não pode existir mais demanda para um do que para outro.

Na realização de um TCC sozinho, você não terá esse problema. Você terá que fazer seu próprio cronograma e segui-lo sem cobrança de colegas. Ou seja, se ocorrer um imprevisto, você pode contorná-lo da melhor forma possível, sem ter que recorrer às necessidades dos outros alunos.

 

Conclusão

 

Há estudantes que formam grupos de trabalho desde os primeiros semestres da faculdade e encontram harmonia entre si. Dessa forma, o Trabalho de Conclusão de Curso em grupo pode ser elaborado de forma satisfatória.

No entanto, alguns alunos podem enfrentar problemas ao realizar um TCC com outras pessoas. Isso pode ser apenas parte da personalidade do estudante. Porém, você pode contar com ajuda especializada também, seja na hora de escrever totalmente seu TCC ou se for necessário apenas uma consultoria para ajudá-lo.

Se você e seu grupo, ou você sozinho, não estão dando conta de toda a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, façam um orçamento conosco.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!