Entenda como apresentar seu TCC de forma exemplar
O TCC é um trabalho bastante cansativo, estressante e demorado de se realizar. Você precisa pesquisar, planejar, organizar, escrever, revisar, formatar nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e muitos mais em alguns meses. E não acaba por aí. Depois de todo o trabalho escrito, você ainda precisará apresentá-lo para uma banca examinadora.
Você está com dificuldades para escrever seu TCC? Está sem tempo? Está se sentindo nervoso, ansioso ou estressado demais? Você simplesmente não é bom na escrita? Não se preocupe. A VR Monografias é uma empresa de consultoria especializada em apoiar você no seu trabalho escrito.
Com a ajuda da VR Monografias, você só precisará se preocupar com a apresentação. É muito menos estressante. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre a apresentação do TCC.
Um TCC é um Trabalho de Conclusão de Curso. Depois de todo o processo de elaboração do trabalho acadêmico, é necessário apresentá-lo para uma banca examinadora. Você precisa fechar com chave de ouro essa etapa de sua graduação, já que você estudou anos para o momento.
Você precisa deixar uma memória marcante para os profissionais da banca examinadora, colegas de faculdade, além de familiares e amigos. No entanto, é preciso muito preparo para fazer uma apresentação excelente.
Muitos alunos se dedicam demais à parte escrita e não dão o devido valor para a apresentação. No entanto, saiba que ela é muito importante. Você pode ser tímido, introvertido ou simplesmente ficar com receio. Mas saiba que há métodos para se preparar antes para sua apresentação e até ficar mais seguro no dia dela.
O que sua apresentação de TCC precisa ter?
Todo aluno que vai defender um TCC na frente de uma banca examinadora, tem um orientador por trás para ajudá-lo em cada etapa. Por isso, aproveite o conhecimento do seu orientador para desenvolver cada etapa de sua apresentação, além de ensaiá-la com seu orientador. Confira o que sua apresentação de TCC precisa ter.
1. Apresentação do TCC
Os primeiros minutos de uma apresentação de TCC pode ser carregada de ansiedade e nervoso. No entanto, com segurança, bastante treino e uma apresentação visual bem formatada, a ansiedade não irá preocupar você.
Uma dica inicial é começar a apresentação com agradecimentos pelos profissionais da banca examinadora pela disponibilidade, para quebrar o gelo da formalidade.
2. Introdução do TCC
Após uma breve apresentação sobre você e agradecimentos aos membros da banca examinadora, você precisa ser breve em alguns tópicos de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Faça algumas apresentações como seu tema, motivos que levaram você a escolher o assunto e a importância que você notou de estudá-lo mais profundamente.
Em seguida, exponha qual é a problemática que você quis resolver com seu TCC, explicando os objetivos dele. É necessário usar uma linguagem clara, direta e não tão formal, já que todos os presentes precisam entender sua apresentação. No entanto, não utilize gírias ou palavras muito informais. A ideia é explicar como se fosse para um leigo no assunto.
3. Desenvolvimento do TCC
Nessa etapa, explique o conteúdo teórico e metodológico que você utilizou para desenvolver sua pesquisa. Fale sobre as etapas de direcionamento do TCC, começando do início, em quais autores a pesquisa se apoiou e quais foram as perspectivas teóricas que ajudaram você a desenvolver o estudo.
Esse é o momento de resumir toda sua pesquisa e é uma das partes mais importantes, desde as referências bibliográficas. A única parte que você vai deixar para a próxima etapa são os resultados e a conclusão.
4. Desenvolvimento do TCC
Agora que você já dissertou sobre todas as etapas do TCC, é necessário apresentar os resultados e alinhar com o sucesso de seu estudo. Mostre a construção de cada etapa e como todas foram fundamentais para a conclusão dos resultados finais.
5. Conclusão do TCC
Depois de apresentar os resultados obtidos, volte para as questões que você decidiu responder com seu TCC e avalie se os objetivos colocados foram alcançados. Também coloque possibilidades de continuação do seu TCC ou em como seu estudo pode ajudar em futuras pesquisas.
Conclusão
Escrever um TCC é difícil, mas ainda existe o trabalho de apresentá-lo. Não esqueça de cuidar de si mesmo nesse período, para não sofrer de muito estresse ou ansiedade. Faça uma lista de dias e horários para elaborar toda sua apresentação e não se preocupe mais com esses detalhes até o dia e o horário determinados por você.
Aproveite também a ajuda de seu orientador para tudo que você necessitar. Não esqueça de ensaiar a apresentação e fazer a parte visual de forma coerente, sem muito textos e bem resumido.