O que é uma monografia? Descubra agora!

O que é uma monografia? Descubra agora!

 

A maioria das instituições de ensino exigem trabalhos realizados pelos estudantes, para reter o conhecimento adquirido e apresentar mais conteúdo novo, aprendido fora de sala de aula.

Em um nível de graduação, pode ser exigido de você uma monografia ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para finalizar sua jornada acadêmica. Já para o Mestrado, o trabalho final exigido é uma Dissertação. No caso de um Doutorado, o trabalho necessário para conseguir o título é uma Tese.

Nem sempre são exigidos uma monografia ou um TCC como conclusão de uma graduação. Pode ser necessário um artigo científico, um relatório de pesquisa ou um artigo de revisão de literatura.

Todos esses tipos de trabalhos apresentados aqui precisam estar estruturados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Um trabalho final, seja de qualquer espécie, é obrigatório para obtenção de qualquer título, como o de graduado. A instituição de ensino define qual tipo de trabalho final será exigido dos estudantes.

Ainda mais, é necessário apresentar sua monografia depois de finalizá-la. Para passar pela elaboração de uma monografia é necessário muito preparo emocional, organização pessoal e acadêmica, além de outras habilidades pessoais.

Isso porque a monografia requer muito cuidado, pesquisa, planejamento, revisão e tempo do estudante. Para não se preocupar 100%, você pode deixar sua monografia sob responsabilidade da VR Monografias. Faça um orçamento sem compromisso.

 

Por que é importante saber o que é uma monografia?

 

Uma monografia ou qualquer trabalho de finalização de um curso é muito importante para sua vida. Dessa maneira, você vai amadurecer tudo que aprendeu, além de se tornar mais crítico e consciente. Isso é muito importante para sair da realidade acadêmica e ir para o mercado de trabalho, ao sair da zona da teoria e ir para a prática.

É muito importante saber o que é uma monografia porque os professores podem pedir um outro tipo trabalho de conclusão de curso. Pode ocorrer do aluno iniciar o projeto e depois perceber que a orientação era para outro tipo de trabalho, como um artigo científico ou um TCC.

Por isso é importante ter a certeza de que é esse tipo de trabalho acadêmico que os professores estão esperando como trabalho final.

Os erros perante os trabalhos de conclusão de curso ocasionados pelas instituições de ensino

 

Infelizmente, ainda existem professores que entendem erroneamente os trabalhos de conclusão de curso. A importância de uma monografia, por exemplo, é oferecer conteúdo relevante para o estudante de forma total baseado em tudo que ele aprendeu, não apenas fazer um trabalho valioso para a instituição acadêmica.

É claro que a instituição também ganhará relevância com uma monografia bem feita, além de um tema de relevância e uma apresentação exemplar. No entanto, a monografia também precisa ter a ver com o que o estudante quer aprofundar em sua área de estudos para se preparar melhor para o mercado de trabalho, tendo um conhecimento amplo sobre determinado assunto.

Por isso é errôneo orientar o estudante a investir apenas em temas mais inovadores ou até mesmo tendenciosos no momento. A monografia precisa ser de acordo com a preferência do estudante.

Há outro tipo de direcionamento que uma instituição de ensino pode dar a uma monografia que é tratá-la apenas como uma obrigação final. Isso é errado, já que a monografia tem a ver com habilidades pessoais, acadêmicas e profissionais sendo desenvolvidas no estudante, além da importância de trabalhos acadêmicos para a sociedade.

Os trabalhos de conclusão de curso, seja de qualquer espécie, fazem a evolução da ciência e tantas outras áreas de conhecimentos. Por isso, uma monografia deve ser relevante tanto para o aluno, quanto para a instituição e para o meio acadêmico.

 

O exemplo de uma monografia ideal

Um exemplo de 2022 ocorreu no Ceará. O aluno de 53 anos chamado Floriano Benevides de Magalhães Neto fez sua monografia sobre o tema: “Ensaio sobre a colonização, religiosidade e formação econômica do Ceará pela abordagem de Raimundo Girão”. O trabalho proporcionou para o estudante um prêmio de 3 mil reais e um Ipad no Concurso de Monografias Pequena História do Ceará.

O trabalho teve relevância acadêmica, foi de interesse do aluno e levou mais credibilidade para sua instituição de ensino Uninter que apareceu em várias notícias. Esse é um bom exemplo de como um trabalho de conclusão de curso deve ser guiado por uma instituição de ensino e pelo aluno.

Para tirar a dúvida se o seu trabalho de conclusão de curso deverá ou não ser uma monografia, você pode pedir orientação aos professores ou coordenadores de curso. Não fique na dúvida.

 

E se precisa fazer uma, fale conosco! Clique aqui.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!