O que fazer depois da graduação? Entenda suas possibilidades

Você já se graduou ou está na etapa final de sua graduação, que é fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia? Depois de tantos anos de aulas, trabalhos, apresentações e outros compromissos da faculdade, está na hora de pensar no seu próximo passo.

No entanto, se você ainda está em processo de elaboração de monografia ou TCC e não está dando conta, você pode contratar uma consultoria acadêmica como a VR Monografias para ajudar você. Dessa forma, você pode focar em pensar no que fazer depois da graduação, já que a VR Monografias é focada 100% em sua aprovação.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), em dados publicados em 2021, apenas 5% da população brasileiro possui um diploma de graduação. Ou seja, você está em uma posição privilegiada.

Há muitos caminhos para você trilhar depois da graduação concluída. Conheça algumas de suas possibilidades.

 

  1. Começar sua carreira profissional

 

Depois de concluir sua graduação e ser aprovado em seu TCC ou monografia, você pode entrar em sua área profissional de uma vez. Pode ser que você já tenha iniciado essa jornada em um estágio durante a faculdade. Outra alternativa é você estar empregado em uma área totalmente diferente.

É hora de investir de vez na sua área de formação. Primeiro, faça uma pesquisa sobre quais segmentos você pode atuar em sua área. Faça uma análise de quais cargos são de sua preferência em sua área de formação. Depois, basta procurar por vagas que tenham a ver com o que você deseja para si e também de acordo com suas melhores habilidades desenvolvidas ao longo da graduação.

Você pode precisar de ajuda na hora de escolher um segmento específico para atuar. Nessa hora, procure um orientador vocacional. Eles são especializados em indicar os melhores cargos para você investir depois da graduação, com análises personalizadas de você.

 

  1. Atualize seu currículo

Uma tarefa muito importante depois de concluir sua graduação é atualizar seu currículo. Você deve colocar que está formado. Além disso, informe também experiência em estágios, trabalhos voluntários, proficiência em um segundo idioma, trabalhos de iniciação científica e também eventos que você participou na faculdade, como horas complementares.

Pode ser que ocorra de você perceber que há conhecimento faltante para as vagas que você quer concorrer, como uma habilidade específica. Portanto, também é hora de procurar cursos voltados para seu segmento de interesse.

Aproveite as horas que você gastava na graduação para se preparar melhor para o mercado de trabalho. Você pode precisar melhorar sua oratória, liderança, aprender a mexer em um determinado software ou outro tipo de conhecimento. Esse é o momento ideal para melhorar o seu currículo e conquistar a vaga de seus sonhos.

Ao parecer que precisa de um conhecimento que ainda não tem, faça cursos livres presenciais ou pela internet.

  1. Estude um idioma estrangeiro

 

De acordo com uma matéria publicada no portal da Associação Brasileiro de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior, há 7 idiomas que podem ajudar você a conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho. Conheça quais são:

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Mandarim;
  • Francês;
  • Japonês;
  • Alemão;
  • Árabe.

Para entender melhor o que as vagas de sua preferência estão buscando, vale a pena procurar por esses cargos em sites como o Catho ou Infojobs. Para realizar pesquisas de vagas não é preciso se cadastrar nem pagar nada.

Depois de definir qual tipo de vaga em sua área de formação você irá buscar depois da graduação, vale a pena pesquisar qual o idioma mais buscado em candidatos para essas vagas.

Depois, basta começar a estudar. Você pode usar o tempo livre que agora tem depois que a graduação terminou. Isso ajudará você a ser diferenciado ao entrar no mercado de trabalho.

 

  1. Tire um período sabático

 

Se você tiver condições e sentir necessidade de dar uma pausa dos estudos, você pode tirar um período sabático. Isso quer dizer tirar um tempo para refletir sobre o que fazer depois da graduação, descansar e cuidar de interesses pessoais.

Mesmo que você tenha um emprego, seu período sabático pode ser modelado para começar apenas no horário em que você fazia sua graduação.

Nesse período, você pode resolver pendências que não podia por causa do horário da faculdade, definir quais são os cargos que você pretende se candidatar, atualizar seu currículo, fazer cursos de especialização e muito mais. Aproveite esse tempo para ter um descanso da graduação também.

Isso pode ser muito proveitoso caso você tenha uma fonte de renda e ainda não tem certeza sobre qual será seu próximo passo. Dessa forma, utilize esse tempo para ter mais autoconhecimento.

 

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!