Você está fazendo uma monografia? Aprenda a lidar com o estresse!

Você está fazendo uma monografia? Aprenda a lidar com o estresse!

O estresse é uma reação de seu organismo e corpo a um tipo de estímulo. Ao passar por um período estressor, como a elaboração de uma monografia, o seu corpo produz uma mistura de hormônios e substâncias químicas como a norepinefrina, cortisol e adrenalina. Esse conjunto de elementos ocorre para preparar seu corpo para uma reação física, como correr de um perigo iminente.
No entanto, não é sempre que o estresse é bem-vindo nem uma resposta positiva do organismo. Pode ocorrer do corpo entrar em um nível de estresse em um período inoportuno, como o período de produção de uma monografia. O corpo reage a uma situação estressora dessa maneira.
De acordo com uma pesquisa de 2017 realizada pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), 70% dos brasileiros já apresentaram um quadro de estresse durante a vida.
Isso pode ocasionar outros problemas, como aumento da pressão sanguínea, elevação dos níveis de açúcar no organismo e redução da libido. Ou seja, nas horas inadequadas, é necessário reduzir os níveis de estresse do corpo, porque não é uma reação que irá proporcionar bons resultados na produtividade de sua monografia.
Qual a importância de reduzir os níveis de estresse durante a elaboração da monografia?
Já deu para perceber que os níveis de estresse podem chegar a qualquer momento, em um período inadequado e que não proporciona um desempenho saudável para a produção da sua monografia.
Além disso, diminuir os níveis de estresse em sua vida faz você se sentir melhor e também promove a melhora de sua saúde. Reduzir o estresse previne doenças e evita sintomas emocionais e físicos desagradáveis.
Os sintomas do estresse podem ser cognitivos, físicos e emocionais. Por isso é tão importante a manutenção do estresse durante seu período de realização da monografia. Sem os cuidados necessários, você pode desenvolver doenças mais graves, além de não ser nem um pouco produtivo ficar estressado na elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Saiba que é imprescindível tratar o estresse duradouro. Caso os dicas do artigo não amenizem seus sintomas, procure a ajuda de um psicólogo. Você também pode contar com a VR Monografias para ajudar você nesse período estressante. A empresa é especializada em consultoria de monografias. Uma dessas opções pode aliviar bastante o peso do estresse.
O que você pode fazer para diminuir o estresse no período da produção de uma monografia?

Dependendo do seu grau de estresse, há algumas dicas que você pode seguir para a manutenção do nível estressante em seu período de produção de monografia. Confira as dicas:

1. Faça exercícios físicos

Você pode começar a investir em atividades físicas para melhorar seus níveis de estresse. Não é preciso fazer muito. Apenas 30 minutos por dia já é o suficiente. Isso vai diminuir a quantidade de cortisol no seu organismo, que promove o estresse. Além disso, seu organismo vai liberar endorfina para aumentar o bem-estar.
Não pratique exercícios de competição para não aumentar o estresse. Faça uma caminhada, exercícios em casa, entre em uma academia e escolha uma modalidade de seu interesse ou até ande de bicicleta pela rua.

2. Descanse bem

É muito provável que com suas responsabilidades diárias, como trabalhar, estudar e cuidar das tarefas domésticas, além de fazer a monografia, você fique mais cansado mentalmente e fisicamente. Isso pode desencadear mais estresse e até ansiedade.
Por isso, durma pelo menos 8 horas por dia. Também aproveite alguns minutos do seu dia para relaxar e fazer algo de seu agrado, seja sozinho ou com pessoas queridas. Não esqueça de aproveitar pelo menos um período do final de semana para investir em atividades relaxantes, como um hobby ou até mesmo assistir um filme.

3. Tome calmantes naturais

Calmantes prescritos por médicos só devem ser tomados depois de uma consulta e com receita de um especialista, como os ansiolíticos. No entanto, você tem outras opções, como medicamentos naturais que podem acalmar seu sistema nervoso. Você pode fazer uso de:
• Valeriana;
• Passiflora;
• Raiz de Ouro;
• Kava-kava;
• Melissa.

 

Procure na internet por uma versão de sua preferência, como em chá, óleos naturais ou até opções em farmácias naturais. Caso essas dicas não ajudem você, é necessário ir até um psicólogo que pode fornecer informações mais valiosas para um tratamento seguro.

 

Além disso, a VR Monografias está à disposição para oferecer consultoria e todo o suporte que você precisa para não passar por esse período tão estressado. É um momento muito importante de sua vida e não é nada grave precisar de ajuda.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!