Você está fazendo uma monografia? Aprenda a lidar com o estresse!

Você está fazendo uma monografia? Aprenda a lidar com o estresse!

Fazer uma monografia como requisito acadêmico é muito estressante, ainda mais se o trabalho for sozinho. Uma monografia exige muitos detalhes técnicos que podem estressar os estudantes.

Se você está trabalhando em uma monografia já sabe que existem muitos passos para seguir, como:

  • Elementos pré-textuais;
  • Elementos textuais;
  • Elementos pós textuais;
  • Sumário;
  • Organização de capítulos;
  • Dedicatória, agradecimentos e epígrafe;
  • Resumo;
  • Abstract;
  • Referências;
  • Anexos;
  • Conclusão;
  • Definir tudo no padrão ABNT;
  • Entre outros elementos.

Só de olhar para todas essas exigências você já fica estressado, tenso e ansioso? Saiba que você não está sozinho. De acordo com uma matéria publicada no site da PUC de Campinas, fazer uma monografia pode desencadear um quadro de estresse no estudante. Para não deixar todo esse estresse atingir você, descubra algumas maneiras de lidar com toda essa carga emocional.

 

  1. Mantenha a motivação

Escolha um tema para a monografia que seja de sua preferência, já que você vai passar alguns meses na elaboração do trabalho. Claro que vão existir dias mais difíceis, em que será custoso se concentrar ou mesmo manter a produtividade. Em momentos como esse pare e descanse por um tempo.

Se o desânimo bater, nada de continuar a monografia dessa maneira. Isso só vai acabar em um trabalho mal feito. A dica é ir se distrair. Faça algo para tranquilizar a mente e o corpo antes de voltar para a monografia. Pode ser que isso só ocorra no dia seguinte, mas é melhor do que trabalhar estressado.

  1. Aceite as críticas

O papel do seu orientador é guiar você durante o processo de elaborar a monografia. Ele deve apontar tantos os pontos positivos quantos os negativos. Não leve para o pessoal as críticas negativas. Também não fique estressado por ter que refazer algo. A dica é a mesma do primeiro tópico: antes de mexer na monografia novamente, descanse um pouco. Também vale ressaltar que as críticas negativas ao seu projeto só melhorarão a monografia, caso você faça as alterações.

 

  1. Não se cobre demais

É normal começar o projeto de uma monografia animada para fazer um trabalho acima das expectativas. No entanto, não pratique tanto a autocobrança. Você é capaz de fazer uma monografia que obtenha a nota máxima. Não é necessário ficar noites sem dormir para isso nem passar dias estressados. Você pode conciliar sua agenda e horários disponíveis para fazer uma ótima monografia. No entanto, não espere a perfeição. Mesmo que você alcance uma nota média, não esqueça que você deu o seu melhor.

 

  1. Durma bem

 Você não tem o máximo de seu desempenho se estiver cansado. É muito comum achar que virar horas na madrugada estudando e desenvolvendo sua monografia é produtivo. No entanto, isso não é verdade. O hipotálamo é uma parte do cérebro responsável por armazenar memórias e novas informações, como no caso de aprendizado. O hipotálamo requer conexões neurais para funcionar direito. É durante o sono que substâncias são liberadas para as conexões funcionarem melhor.

 

  1. Faça exercícios físicos

 Você não precisa de atividades físicas pesadas para ajudar você a elaborar sua monografia. Apenas 30 minutos por dia já é o suficiente. Você pode escolher entre várias modalidades, desde caminhada na rua, até exercícios físicos em casa acompanhando um canal no Youtube ou academia. Isso vai reduzir o estresse, a ansiedade e a insônia, além de liberar os hormônios que causam bem-estar, que são a endorfina e a serotonina.

 

  1. Encontre formas de relaxar

 A elaboração de uma monografia não deve ser motivo para tirar todas as atividades relaxantes de sua vida. Você precisa realizar tarefas prazerosas mais do que nunca nesse período estressante. Por isso, continue tirando um tempo para suas tarefas de preferência. Você pode se reunir com os amigos, sair com seu bichinho de estimação, ler um livro, checar as redes sociais e dar risada, vale de tudo para relaxar.

 

  1. Faça pausas

No período em que você estiver trabalhando na monografia, faça pausas. O seu cérebro só fica concentrado em uma atividade de 60 a 90 minutos. Depois disso, são necessários de 15 a 20 minutos para o cérebro voltar a funcionar de maneira eficiente. Aproveite esse tempo para descansar, beber uma água, olhar o celular e muito mais.

 

  1. Contrate a VR Monografias

Você está estressado demais e não consegue relaxar? Você está sentindo que não tem tempo para mais nada? Você acha que está fazendo uma monografia ruim? Você pode contar com a VR Monografias para tirar de você todo o fardo da monografia. O seu trabalho será profissional, exclusivo e realizado rapidamente. Clique aqui para solicitar um orçamento e esquecer de vez esse estresse.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!