Você sabe o que é plágio? Saiba como não ter seu TCC reprovado

Um motivo que pode levar à reprovação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é plágio. O ato de plagiar pode ter punições como pagamento de multa e reclusão de quatro anos. Há três tipos diferentes de plágio. Conheça as três caracterizações de plágio:

  1. Plágio integral: Nesse tipo de plágio, é realizada a cópia integral de um trabalho sem dar créditos ao autor original. Nesse caso, em um TCC, o trabalho é integralmente copiado sem menção da autoria oficial;
  2. Plágio parcial: No segundo tipo de plágio, uma parte de um trabalho é copiado, como partes de um trabalho acadêmico sem autorização ou citação da fonte original;
  3. Plágio conceitual/intelectual: No último tipo de plágio, o que é copiado é o conceito ou a essência de uma obra, ou seja, sua ideia central.

Cometer qualquer um dos tipos de plágio mencionados acima pode levar à sua reprovação no TCC. No entanto, em um Trabalho de Conclusão de Curso existem as referências bibliográficas, que são trechos e citações de livros e outros trabalhos acadêmicos para dar embasamento ao seu TCC. Porém, toda referência bibliográfica precisa ter sua fonte e autoria citadas, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nesse sentido, não é apenas cometer plágio que pode reprovar seu TCC de uma vez. E isso é muito preocupante, uma vez que é necessário ser aprovado tanto no TCC final quanto na apresentação para você conseguir o tão sonhado diploma.

Entenda quais são os outros requisitos que podem reprovar seu TCC para não cometer nenhum erro.

 

  1. Fugir do tema do Trabalho de Conclusão de Curso

Um erro muito comum é não seguir as instruções do orientador. Dessa forma, a temática central do TCC é pouco seguida. Isso cria um texto de embasamento fraco, confuso e sem nexo. Dessa forma, isso pode ser um fator de reprovação do TCC.

Se você está com dificuldades para seguir as recomendações de seu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso, o ideal é contratar a VR Monografias para ajudar você.  Dessa forma, seu trabalho será totalmente formato seguindo as instruções de seu professor orientador. Isso vai aumentar sua chance de aprovação em 100%.

Leia também: 5 dicas para controlar a ansiedade no período de TCC

  1. Não formatar o TCC de acordo com a ABNT

Um TCC precisa ser obrigatoriamente formatado de acordo com as normas ABNT. Isso inclui também precaução contra plágio, já que todas as fontes consultadas serão citadas e serão dados os devidos créditos aos autores.

Além disso, um TCC precisa de Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. Se você está com dificuldades em colocar seu TCC na formatação ABNT necessário, entre em contato conosco.

  1. Ter um trabalho desorganizado

Pode ser que o tema de seu TCC seja até interessante, mas a forma de fazer a pesquisa e elaborar a escrita também fazem diferença. Você precisa procurar por referências bibliográficas de credibilidade dentro do segmento de escolha da temática, além de escrever com originalidade seu Trabalho de Conclusão de Curso.

A falta de habilidade em escrita, organizar as ideias e a pesquisa podem ser prejudiciais na hora de escrever um TCC.  

Leia Também: Entenda como apresentar seu TCC de forma exemplar

  1. Falta de originalidade no trabalho

A falta de originalidade por si só não é um fator para reprovação, mas se combinado com outros fatores como trabalho desorganizado e falta de adequação às normas ABNT pode resultar em reprovação. Por isso, escolha junto com o orientador um tema de credibilidade, relevância e importância para a área de seu curso de graduação.

  1. Não se preparar para a apresentação

A apresentação de seu TCC é tão importante quanto a entrega do trabalho final, no dia e horário estipulados pela faculdade. Um erro muito comum é dar muita atenção à parte escrita e esquecer de ensaiar a apresentação. Dessa forma, você ficará perdido na hora de apresentar seu trabalho, além de não ter preparado um conteúdo audiovisual de qualidade para nortear a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso.

  1. Não entregar o TCC no prazo estipulado

Você pode reprovar no seu TCC por não entregá-lo até a data e horário final estipulados pela faculdade. Isso pode causar sua reprovação no TCC, bem como não aparecer no dia de sua apresentação.

Se você está com dificuldades em qualquer etapa do seu Trabalho de Conclusão de Curso, não fique preocupado com a reprovação. A VR Monografias existe há mais de 10 anos para garantir sua aprovação, com consultoria especializada em todas as etapas do TCC ou até entregá-lo pronto para você, seguindo todas as diretrizes necessárias.

VR Monografias

Somos especializados em Monografias, Artigos Acadêmicos e todos os modelos de produção textual para área acadêmica. Temos expertise em diversas áreas! Trabalhamos de forma profissional, exclusiva, com prazo rápido e de forma sigilosa. Produzimos o TCC de acordo com a norma ABNT para sua aprovação. Monografias aprovadas e sem plágio!

Solicite agora mesmo o seu orçamento!